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21 dicas para aumentar o engajamento do Instagram

O Instagram continuou a se expandir em 2018, com mais de 13% de todos na Terra usando a plataforma. Ele também continuou a provar ser uma grande fonte de receita publicitária, com anúncios no Instagram estimados em cerca de US $ 11 bilhões em 2019. Com números impressionantes como esse, não é de admirar que muitos analistas estejam começando a ver o Instagram como o novo motor do Facebook.

Nosso guia detalhado contém 21 dicas extremamente úteis para aumentar o engajamento em campanhas pagas e orgânicas no Instagram em 2019 e além delas.

Por enquanto, o Instagram continua a ser o queridinho da cena de mídia social para os profissionais de marketing. E não é difícil perceber o por quê, quando você considera que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, com 50% seguindo as marcas.

De acordo com a Forrester, o engajamento – medido por curtidas, ações e comentários dos consumidores – também está fora da curva comum, apresentando uma taxa de 4,21%. Isso é 10 vezes maior que o do Facebook, 54 vezes maior do que o Pinterest, e 84 vezes maior que o do Twitter.

Desde a introdução do algorítimo da rede social, que impactou campanhas de marketing orgânicas, muitos marketeiros estão começando a se perguntar se os dias de glória do Instagram estão por trás disso.

Neste cenário, os profissionais de marketing proativos estão buscando formas de aumentar o engajamento do Instagram, apesar desses contratempos. É por isso que reunimos essas 21 dicas para garantir que suas campanhas de marketing orgânicas e pagas continuem atingindo sua marca e salvaguardar suas táticas de marketing do Instagram agora e no futuro.

  1. Saiba com que frequência postar
  2. Não pregue, conte uma história
  3. Faça com que seu Instagram seja importante
  4. Explore toda a gama de formatos de vídeo do Instagram
  5. Use legendas de vídeo do Instagram e legendas ocultas
  6. Aproveite os formatos de anúncios em vídeo do Instagram
  7. Dê aos GIFs uma chance
  8. Escolha as hashtags certas
  9. Use o tráfego do Instagram para aumentar o tráfego do site
  10. Use o SEO para “vencer” o Instagram
  11. Use filtros do Instagram e aplicativos de terceiros
  12. Parceria com um influenciador para criar autenticidade de marca
  13. Organize um concurso no Instagram
  14. Converta seguidores do Instagram em assinantes de email
  15. Concentre-se no conteúdo gerado pelo usuário
  16. Desbloqueie o potencial das histórias do Instagram
  17. Adicione um link para o Instagram Stories
  18. Use emojis efetivamente
  19. Promova o seu canal Instagram em outras contas sociais
  20. Adicione um apelo à ação convincente
  21. Acompanhe e aprenda com o conteúdo do Instagram de melhor desempenho

Saiba com que frequência postar

Segundo os estudos, o ponto ideal é um consistente de 1-2 posts por dia. Saber quando o melhor momento para postar no Instagram também é crítico, especialmente ao lidar com a linha do tempo algorítmica do Instagram.

Os tempos de postagem recomendados podem variar muito dependendo de qual especialista você ouve. Com alguns defendendo das 8h às 9h ou das 14h às 17h da sua primeira postagem até às 2h da segunda, essa inconsistência pode criar uma confusão genuína para os planejadores de conteúdo.

Análise do seguidor do instagram

Ferramenta de análise nativa do Instagram, que mostra em que horas e dias seus seguidores estão mais ativos.


Descubra os hábitos do Instagram de seus próprios seguidores usando o recurso Insights de sua conta do Instagram Business. Isso ajuda você a identificar quando seus seguidores estão mais ativos e permite programar de acordo, garantindo que suas postagens continuem aparecendo na parte superior de seus feeds.

Para uma ajuda extra, considere usar uma ferramenta como Publicação e Medição do Falcon no Instagram para aprimorar ainda mais sua estratégia de entrega de conteúdo (consulte o ponto 11).

Não pregue, conte uma história

O Instagram está repleto de mensagens de marca medíocres que esquecem que a rede social deve ser uma “plataforma de inspiração visual”. Você deve cativar o público por meio de imagens e vídeos, e não simplesmente pregar mensagens de marketing para eles.

Para aumentar as taxas de engajamento, torne-se um contador de histórias, oferecendo “micro-histórias” por meio de legendas, vídeos, histórias do Instagram e perfil. Ou tente compartilhar conteúdo gerado pelo usuário que ressoa com sua marca (veja mais no ponto 15).

Para inspiração, acompanhe contadores de histórias Instagram inovadores, como Airbnb, Red Bull, Lego e Nike. Você também pode ver esses exemplos para ajudar a impulsionar sua criatividade.

Exemplo de história do instagram redbull


Faça com que seu Instagram seja importante

A clareza, a criatividade e a consistência são excelentes para empresas que buscam criar reconhecimento de marca no Instagram. Uma abordagem errada e aleatória simplesmente não funciona.

Tente se concentrar em áreas centrais, como apresentar seu perfil, criar padrões de estilo que mantenham suas imagens com aparência fresca e dominar o uso de hashtag (consulte o ponto 8).

Você também deve estar interagindo regularmente com seus seguidores para criar engajamento e lealdade.

Ao mapear seus processos e práticas recomendadas de marca para o Instagram, você pode apresentar uma marca positiva e consistente ao seu público-alvo.

Explore toda a gama de formatos de vídeo do Instagram

Uma imagem pode valer mais que mil palavras, mas um vídeo vale 1,8 milhão. Embora os amantes de Shakespeare possam discordar veementemente de tal estatística, não há como desafiar a eficácia e a popularidade do conteúdo de vídeo on-line. O Instagram reconhece isso e oferece um conjunto de opções de vídeo para os profissionais de marketing implementarem.

De Instagram Stories que podem misturar vídeos e fotos em um único anúncio (veja o ponto 16) para vídeos autônomos de 60 segundos, ideais para recursos de formato longo, certifique-se de usar os pontos fortes de cada formato de vídeo.

Por exemplo, considere a opção de vídeo ao vivo do Instagram Stories para grandes revelações sobre novos produtos ou serviços ou use um anúncio pré-gravado para oferecer histórias autênticas por trás dos bastidores aos seus seguidores para aumentar o engajamento do Instagram.

Dicas de vídeo ao vivo do instagram


Use legendas de vídeo do Instagram e legendas ocultas

Com o vídeo dominando cada vez mais o espaço on-line, o áudio tornou-se um primo pobre, com a maioria dos usuários preferindo não permitir o som durante a exibição de um vídeo. É por isso que as legendas se tornaram tão essenciais para os profissionais de marketing, permitindo que as mensagens centrais sejam exibidas na tela junto com os recursos visuais.

Pesquisas no Facebook mostram que a legendagem de vídeos aumenta o tempo médio de visualização de vídeos em 12%. A eficácia da legenda também é impulsionada massivamente, apresentando uma taxa de sucesso de 82% em comparação com 18% com legendas de som e zero.

As legendas automáticas são oferecidas pelo Facebook (mas lembre-se de verificar qualquer legenda quanto a erros) ou, alternativamente, você pode criar seu próprio arquivo de legenda dedicado.

Aproveite os formatos de anúncios em vídeo do Instagram

Com 75% dos usuários do Instagram dizendo que eles realizam ações como “visitar sites, pesquisar ou contar a um amigo” depois de serem influenciados por uma postagem, é essencial dominar o conjunto de formatos de anúncio da plataforma. Embora os anúncios gráficos continuem sendo uma grande referência na plataforma, os formatos de vídeo do Instagram são uma ferramenta cada vez mais valiosa para segmentar um público-alvo selecionado.

A plataforma oferece três formatos de vídeo principais para criar anúncios no Instagram: anúncios em vídeo únicos oferecem a oportunidade de criar comerciais de até 60 segundos. Os “carrosséis” permitem mais espaço para mensagens ao permitir que os seguidores passem por imagens ou vídeos adicionais e Instagram Stories oferece um formato de tela inteira vertical, no qual imagens e vídeos podem ser combinados para criar anúncios visualmente atraentes.

A Airbnb usa o formato de vídeo em carrossel do Instagram para mostrar as oportunidades de viagem.

Para informações específicas sobre como promover sua empresa no Instagram usando anúncios em vídeo, use este guia passo a passo para começar.

Dê aos GIFs uma chance

Com pesquisas mostrando mais pessoas assistindo ao final de vídeos com 15 segundos ou menos, aprender como criar e publicar um GIF deve ser obrigatório para os departamentos de marketing.

Comemorando seu 30º aniversário em 2017, o formato GIF é mais atraente do que as fotos – os GIFs são compartilhados mais do que os formatos JPEG ou PNG – e têm mais custo e tempo efetivo do que a produção de vídeos.

É também o meio que inspirou claramente o Instagram a criar seu próprio riff no GIF – o Boomerang – que grava uma pequena sequência de fotos antes de combiná-las e, em seguida, colocá-las para trás e para frente, pronto para fazer upload no Instagram.

A ferramenta já produziu excelentes resultados para marcas que experimentaram o jovem meio para aumentar o engajamento do Instagram.

A Timberland tem visto ótimas taxas de engajamento com seus inovadores Boomerangs.

Escolha as hashtags certas

Selecionar as melhores hashtags para suas postagens no Instagram pode significar a diferença entre aparecer como um dos principais posts ou afundar na parte inferior do feed sem deixar vestígios.

Se você escolher hashtags genéricas demais – pense em #christmas ou #fashion – e seu post enfrentará a concorrência de milhões de outras pessoas. Em vez disso, use uma combinação de tendências e hashtags específicas do setor para encontrar a melhor hashtag para se conectar com seus seguidores segmentados.

O número de hashtags que você implanta também é crítico. Enquanto o Instagram permite até 30, uma massa de tags sob sua legenda corre o risco de parecer não direcionada e não-profissional. É por isso que 91% das postagens de grandes marcas usam sete ou menos hashtags para obter muitas curtidas.

Para ajudar a decidir qual é o número certo para sua marca, identifique quantas hashtags seus concorrentes e influencers do setor normalmente usam e experimente diferentes volumes de hashtags em suas postagens até encontrar seu ponto ideal.

Use o tráfego do Instagram para aumentar o tráfego do site

O tráfego do Instagram pode ajudar a impulsionar as visitas ao seu website com a plataforma, permitindo um único link clicável na sua biografia. Maximize o potencial do seu link com ofertas especiais e promoções para incentivar os seguidores a clicar. Você também deve combinar fortes apelos à ação com seu URL em uma sobreposição de texto em quaisquer imagens ou vídeos (consulte o ponto 20).

Não se esqueça de que todos os formatos de anúncio do Instagram oferecem um botão de call to action no qual os seguidores podem clicar para levá-los ao seu website.

Se você fez parceria com um influenciador (veja o ponto 12), trabalhe com eles para promover seu URL em seu próprio conteúdo também.

Por fim, para garantir que você possa visualizar as estatísticas de tráfego relevantes, implante o software de análise para obter insights sobre qual conteúdo do Instagram direciona o tráfego para seu website, para que você possa segmentar ainda mais sua campanha.

Use o SEO para “vencer” o Instagram

Instagram e SEO podem não parecer companheiros tão óbvios – mas criar uma estratégia de SEO para sua conta no Instagram é vital na plataforma cada vez mais competitiva.

As duas áreas principais que afetam o SEO são o identificador da conta e o nome da conta. O primeiro é o nome “@” com o qual você se registra, o que deve refletir claramente o setor no qual sua empresa opera.

Lembre-se, o Instagram pode identificar o conteúdo de suas postagens. Se ele não se encaixa no seu identificador, espere que suas postagens não apareçam na seção “Explorar”.

Depois, há o nome da sua conta, que aparece abaixo da foto do seu perfil, e deve refletir o identificador da sua conta e o setor. Quando as pessoas pesquisam o Instagram usando palavras ou emoticons, é o nome da sua conta que o Instagram verificará nas pesquisas.

Use filtros do Instagram e aplicativos de terceiros

A extensa gama de aplicativos e filtros do Instagram disponíveis para os profissionais de marketing pode ser um benefício para as marcas.

Inevitavelmente, como a plataforma é orientada visualmente, o recurso mais popular do Instagram entre os profissionais de marketing são as opções de filtro que dão a suas imagens e vídeos uma aparência e identidade distintas, se usadas consistentemente.

O Mayfair é um dos filtros mais populares do Instagram, adicionando um tom rosa quente e borda preta, ao mesmo tempo que ilumina o centro da foto.

De acordo com um relatório de mídia social da WebDam, 60% das marcas de melhor desempenho no Instagram usam o mesmo filtro toda vez que postam.

Além de filtros, há uma grande variedade de aplicativos de terceiros para utilizar também. Desde aplicativos de edição de fotos do Instagram, como o Pic Stitch até a capacidade do Captiona de criar legendas atraentes para suas postagens, é provável que haja um download de iOs ou Android para ajudar a esclarecer quaisquer lacunas de conhecimento que você possa ter.

Parceria com um influenciador para criar autenticidade de marca

O marketing de influenciadores do Instagram tornou-se cada vez mais significativo nos dias de hoje, permitindo que os profissionais de marketing trabalhem com os principais líderes em seu setor e impulsionem as mensagens da marca para um público mais amplo.

Como os influenciadores são vistos como “independentes”, o alinhamento de sua marca com sua voz autoritária pode adicionar autenticidade às suas mensagens.

Como selecionar o influenciador certo pode ser um desafio. Os profissionais de marketing podem cair no glamour de trabalhar com uma celebridade em vez de se concentrar no que o influenciador pode realmente trazer à mesa.

É essencial que os profissionais de marketing compreendam a definição do que é um influenciador em primeiro lugar, planejando uma estratégia de influência que inclua um período de campanha de avaliação curta para ver a receptividade da rede de seguidores do influenciador à sua marca.

Você também precisa garantir que o seu influenciador receba as ferramentas, os recursos e a orientação corretos de que precisa para desempenhar sua função com eficiência e trabalhar de mãos dadas na campanha com você como verdadeiros parceiros.

Organize um concurso no Instagram

Os concursos são uma poderosa ferramenta de engajamento no Instagram, gerando 3,5 vezes mais curtidas e 64 vezes mais comentários do que postagens comuns.

Apesar disso, eles são regularmente ignorados pelas marcas, com apenas 2% das contas hospedando concursos e meros 0,6% das postagens realmente oferecendo-os em primeiro lugar. Isso significa que há um recurso enorme e relativamente inexplorado para os profissionais de marketing capitalizarem.

Quando estiver pronto para implantar, planeje a promoção do concurso; junto com os anúncios do Instagram, pense em sequências de e-mail, banners na Rede de Display do Google, plugins de redes sociais, chat no site e muito mais.

Monitorar o concurso quando está em funcionamento também é essencial. Use hashtags, Alertas do Google e plataformas de gerenciamento de mídia social para acompanhar o desempenho do seu concurso. Quando terminar, promova os resultados nas suas redes sociais.

Para inspiração, veja esses melhores concursos do Instagram que impulsionaram as taxas de engajamento da marca.

Converta seguidores do Instagram em assinantes de email

E-mail continua a ser o canal de fato para a construção de relações verdadeiramente profundas com os clientes. É por isso que as marcas se esforçam para converter os seguidores do Instagram em assinantes de e-mail por meio de três etapas estabelecidas, criadas para criar marketing eficaz no Instagram para e-mail.

Primeiro, crie um incentivo clicável em suas postagens no Instagram, dependendo do seu público-alvo. Por exemplo, considere oferecer um prêmio, conteúdo gratuito ou um desconto.

Segundo, uma vez que o público clica, certifique-se de que a página de destino apresenta um forte apelo à ação vinculado a um formulário de envio de e-mail.

Terceiro, crie uma lista de e-mails para envolver seus novos assinantes de e-mail para que você possa começar a desenvolver relacionamentos mais significativos com eles.

Concentre-se no conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário no Instagram é o santo graal para os profissionais de marketing. É uma chance para os seguidores se envolverem mais profundamente com uma marca, reduzindo os custos de marketing porque o conteúdo está sendo criado e aprovado pelo seu público.

É uma abordagem que paga dividendos para as melhores campanhas de conteúdo geradas por usuários. Por exemplo, o #SeizeTheHoliday da Virgin Holiday convidou os seguidores a compartilhar suas fotos de férias nas mídias sociais usando a hashtag.

Ao monitorar e agrupar as melhores imagens, a Virgin pôde usar o portfólio acumulado de fotos como parte de sua campanha publicitária de outdoors e TV no acúmulo da Black Friday de 2016 e, posteriormente, teve um aumento de 260% nas reservas on-line e um aumento de 64% do número de passageiros em relação ao ano anterior.

A campanha #SeizeTheHoliday da Virgin Holiday no Instagram utilizou conteúdo gerado pelo usuário para aumentar as reservas on-line em 260%. Fonte: Feriados Virgens.

Desbloqueie o potencial das histórias do Instagram

Com mais de 300 milhões de pessoas usando o Instagram Stories todos os dias, talvez não seja uma surpresa que um terço dos stories mais visualizadas do Instagram realmente sejam provenientes de empresas.

Os stories permitem que você publique uma mistura de fotos e imagens em um único post que desaparece após 24 horas. Mas seus benefícios podem durar muito mais para atingir seu alcance e engajamento, aumentando suas chances de aparecer na seção Explorar e ajudando você a conquistar novos seguidores no processo.

Criticamente, seguidores são automaticamente notificados de quaisquer novas histórias pré-gravadas ou ao vivo. As histórias ao vivo são ideais para atrair pessoas porque estão acontecendo no momento, enquanto as histórias pré-gravadas são perfeitas para uma cobertura detalhada de seus produtos, promoções rápidas de disparos ou compartilhamento de narrativas.

Adicione um link para o Instagram Stories

Anteriormente disponível apenas para os titulares de contas do Instagram verificadas, as empresas agora podem adicionar um link à História, contanto que tenham 10.000 seguidores ou mais.

No passado, as marcas seriam limitadas a ter um único link em sua biografia, então a mudança introduzida em meados de 2017 é importante.

Para adicionar um link, você precisará enviar sua foto ou vídeo para o Instagram como antes. Em seguida, toque no ícone do link na parte superior da tela. Digite o link, faça uma pré-visualização rápida para verificar se tudo está bem e clique em “concluído”.

Isso pode parecer uma opção simples, mas é essencial para direcionar ainda mais tráfego do Instagram para seu website.

Use emojis efetivamente

O poder das imagens sobre as palavras se estende a emojis – especialmente no Instagram. Criticamente, eles são pesquisáveis ​​- os usuários podem procurar postagens que incluam emoticons específicos.

Com mais de 2.623 emojis disponíveis, é essencial criar uma estratégia sobre como usar emoticons que capture sua marca sem parecer muito informal.

Primeiro, considere se sua marca deveria estar implantando emojis – por exemplo, se você oferecer, digamos, um serviço de ajuda financeira, eles são apropriados?

Segundo, verifique se você entende o significado deles para garantir que o uso permaneça adequado e julgue quantos devem ser usados ​​e com que frequência aumentar o engajamento do Instagram.

Promova o seu canal Instagram em outras contas sociais

Espalhe a palavra sobre o seu canal Instagram, tanto quanto possível. Por exemplo, promova sua conta do Instagram no Facebook fazendo um anúncio no FB com um link clicável na sua página do Instagram.

Você também pode explorar as ferramentas de postagem automática e promoção cruzada do Instagram. As ferramentas de promoção cruzada permitem que você poste instantaneamente do Instagram para o Facebook, Twitter, Tumblr e muito mais, reunindo seguidores de todas as suas redes sociais.

Lembre-se de não fazer promoção cruzada de todas as suas postagens no Instagram para outros canais sociais, ou você corre o risco de “canibalizar” seu conteúdo, negando a necessidade de seguidores visitarem seu canal no Instagram.

Adicione um apelo à ação convincente

Os seguidores podem adorar seus anúncios no Instagram, mas tenha certeza de que todo esse amor realmente leva a algum lugar usando um poderoso apelo do Instagram para ação.

Embora os CTAs (Call-to-action) possam ser introduzidos nas imagens ou na cópia de legendas, a maneira mais direta de aumentar as taxas de interação e incentivar os seguidores em determinada direção é usar os botões oficiais do CTA disponibilizados pelo Instagram para a empresa.

Estas aparecem abaixo da sua publicação e são ideais para fornecer CTAs curtos e elaborados, como “Saiba mais” e “Ligue agora”, que captam a atenção dos seguidores.

Acompanhe e aprenda com o conteúdo do Instagram de melhor desempenho

Aprenda a “fórmula” de conteúdo que aumentará suas taxas de envolvimento do Instagram, usando-a para aprimorar ainda mais sua estratégia de marketing no Instagram. Há muitas maneiras de fazê-lo, seja identificando as hashtags e estilos visuais mais eficazes ou aprendendo quando os melhores tempos são para postar.

Através desse monitoramento, você pode desenvolver as melhores práticas para sua própria marca. Considere também a implantação de uma plataforma de gerenciamento de mídia social como a MLabs. A escuta social e a análise ajudarão você a ajustar sua estratégia de marketing e aumentar o envolvimento do Instagram.

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