Um dos maiores aplicativos de trânsito colaborativo do planeta, o Waze é a sexta plataforma com maior número de usuários ativos mensais no Brasil, segundo a App Annie.
Uma verdadeira gigante da era digital, sua jornada começou de maneira bastante padrão para o segmento. Ou seja, um modelo de negócio com recursos totalmente gratuitos aos seus usuários.
O crescimento da plataforma fez com que houvesse a necessidade de recorrer à uma maneira de monetizá-la.
Adivinha qual foi a solução?
Isso mesmo que você pensou! Anúncios.
Antes de falarmos sobre como funciona o Waze Ads e se vale a pena anunciar, é importante que você veja alguns dados relevantes sobre a plataforma.
Segundo dados internos, 73% dos motoristas que se utilizam da plataforma navegam para destinos de até 30 km de distância de suas residências.
Por ser uma plataforma inteligente, o Waze consegue acompanhar todo o trânsito de seus usuários, identificando trajetos para o trabalho, no horário do almoço e na volta para casa, incluído locais que indicam tarefas de final do dia, como passar na farmácia.
Segundo o Deep Dive Mobile e a Google Brasil Q2, 54% dos Wazers são homens. 60% de todos os usuários possuem de 25 a 44 anos. 69% são pertencentes da classe AB.
No Brasil, de acordo com o Denatran e a Sindipeças, há 50 milhões de automóveis, 42 milhões de motoristas habilitados e 10 milhões de usuários do Waze.
Waze Ads – Como Funciona?
Como você já deve imaginar, o Waze Ads é uma plataforma de anúncios de um dos maiores aplicativos de trânsito colaborativo no Brasil.
Apesar de seguir o mesmo objetivo, o programa para anunciantes funciona de maneira diferente do Google Adwords.
Enquanto os links patrocinados da Google trabalham com palavras-chave, o alvo principal do Waze é a localização.
Os anúncios são exibidos dentro do aplicativo, em uma espécie de banner, chamado de PIN, que contém algumas informações sobre o local, como distância do destino, e possibilidade para ajustar a sua rota para o estabelecimento.
O Pin pode ser padrão ou expandido, ambos são formados por logo da marca, um pequeno texto descritivo e uma chamada para ação, além de dados de contato, horário de funcionamento, site e opções de trajetos e endereço marcado no mapa.
O motorista poderá ver o anúncio pela exibição do Pin, devido à proximidade, por Preview do estabelecimento ou diretamente pela busca no Waze.
Os anunciantes possuem Dashboard com métricas importantes à disposição. Entre elas, impressões, usuários únicos, navegações, interações e CTR.
A cobrança da plataforma é feita por CPM (Custo Por Mil). Isso quer dizer, a cada mil exibições do seu anúncio, é cobrado, no mínimo, U$1 dólar do seu orçamento. O Waze oferece sugestões de CPM, de acordo com o nível de sua concorrência.
Ao contrário do Adwords e Face Ads, o Waze exige que o anunciante invista no mínimo U$50 dólares por mês.
Você também pode optar pela cobrança mensal. Nesse caso, será necessário definir um valor máximo para o orçamento por mês.
Para anunciar no Waze Ads, você precisará ter um cartão de crédito internacional.
Vale A Pena Anunciar no Waze Ads?
Essa é uma pergunta complicada de responder, pois na verdade tudo dependerá do seu objetivo e do tipo de negócio.
Para chegar à uma conclusão, é preciso avaliar questões como potencial de retorno (ROI).
- Sua marca e o seu objetivo é compatível com a proposta do aplicativo? Ou seja, atingir à motoristas em deslocamento em determinados horários do dia?
- Seria positivo anunciar localmente?
- Apostar em atração por proximidade de localização?
De maneira geral, a plataforma tem bastante pontos positivos, a começar por ser integrada ao Bing, Foursquare, Maps e outras ferramentas e recursos, como a busca geográfica do Google, que é também a proprietária do Waze.
Ela é acessível, tem um bom método de cobrança e oferece recursos muito completos de mensuração de performance das campanhas.
Algo essencial para que você possa conhecer o comportamento do seu público frente aos anúncios e, com isso, otimizar a estratégia e conquistar, cada vez mais, melhores resultados.
Se você tem um estabelecimento físico, como um restaurante, um posto de gasolina, clínica, farmácia, mercado e outras variações nesse padrão, provavelmente, anunciar no Waze Ads vale muito a pena.
Waze Ads – Como Anunciar?
Mais um ponto positivo da plataforma de anúncio do Waze é o seu dinamismo. É que a ferramenta é uma das mais simples e intuitivas do mercado.
Claro, se você nunca entrou para conhecer o painel de anunciante do Waze, talvez, precise de algumas horas para dominá-la por completo, mas nada é tão difícil que seja obrigatório contratar um especialista para dar os primeiros passos.
Vamos começar?
- Acessar o site oficial do Waze Ads e clicar no botão “Anuncie no Waze”.
- Caso ainda não tenha uma conta na plataforma, preencha o formulário que abrirá à sua frente ou faça login.
- Assim que logar, você terá o auxílio de um “Assistente” para configurar a sua campanha. Você deverá digitar o seu endereço, subir o seu logo, escrever as mensagens e estipular a categoria do seu negócio.
- Em seguida, informe seu número de contato, site, horário de funcionamento, referência geográfica e outras informações relevantes aos usuários,
- Depois, basta definir o seu orçamento e informar os dados de cobrança, ou seja, do seu cartão de crédito.
- A partir desse momento, basta aguardar a aprovação do seu anúncio!
Se tiver dúvidas, escreva para nós. Estamos prontos para lhe auxiliar 😉